Detalhes e Pormenores

Vida…em conceito

Posted on: Dezembro 13, 2009

A vida é um movimento espontâneo que tende para um fim, sendo que a sua característica central é valer como princípio de automovimento e como princípio de mudança interior. A vida consiste no facto de uma certa substância se mover a si mesma, de forma que a sua acção proceda de si mesma e em si permaneça, que ela seja princípio e fim do seu agir. O sujeito dotado de vida aparece como um sistema aberto, em que se estabelece um equilíbrio complexo de fluxos (do interior para o exterior e vice versa), dotado de individualidade e capaz de trocas com o ambiente.

A fenomenologia da vida apresenta-se com traços de continuidade relativamente à ordem inferior dos fenómenos físico-químicos e com as dimensões de um salto qualitativo.

A vida não é um objecto sobre o qual se indaga – é a base de toda a actividade, o horizonte em que situamos cada problema, sendo portadora de sentido. Pelo que a forma superior de vida é aquela que se dá à consciência do Ser Humano. Consciência e vida não se podem contrapor como sujeito e objecto, pois a consciência é o nível mais perfeito do viver.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Dezembro 2009
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Pudera eu ter o dom de um poeta ou músico... para ser capaz de colocar em verso ou melodia o sentimento e o valor de uma amizade!

Flickr Photos

Fast-flying Falcon

Mais fotos

Páginas

Os mais clicados

  • Nenhum

%d bloggers like this: