Detalhes e Pormenores

Coragem

Posted on: Novembro 20, 2009

Coragem é o que nos impulsiona para a busca. É no encorajamento que vamos adiante, superando as dificuldades, encontrando brechas para transpor obstáculos, (re)fazendo percursos já elaborados, revendo posturas e estratégias, pois é a partir das vivências no seu sentido mais pleno, que motivam o nosso agir, fazer e estar no mundo do cuidado, para o caminhar, compreendendo sempre que, enquanto aprendentes/ensinantes, somos como o caminhante de António Machado, poeta espanhol que nos diz que “caminhante, não há caminho, o caminho faz-se ao caminhar”.

Mas, para ter coragem é necessário que exista algum tipo de

(cor)respondência, vocábulo que nos pode trazer alguma ideias: cor = coração (latim); co = prefixo latino, que pode significar partilha, companhia; cor = colorido, algo vivo, repleto de luz e emergente de sentido. Coragem é o sentimento de uma pessoa, mas também é a vivência colectiva, partilha de sentidos da, para e na vida, na trajectória humana evolutiva de todos nós.

A coragem não é algo que vem a voar para o nosso coração em momentos de necessidade ou de emergência. A coragem não é algo que pode ser agarrado por si só através de lições. A coragem é um modo de vida. É tanto como um hábito, como outra coisa qualquer. Como levantar-se de manhã e escovar os dentes, ou tomar um café ou uma vacina.

É uma questão de boa rotina mais do que qualquer outra coisa!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Novembro 2009
M T W T F S S
« Out   Dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Pudera eu ter o dom de um poeta ou músico... para ser capaz de colocar em verso ou melodia o sentimento e o valor de uma amizade!

Flickr Photos

Fast-flying Falcon

Mais fotos

Páginas

Os mais clicados

  • Nenhum

%d bloggers like this: