Detalhes e Pormenores

Bombas de Carnaval

Posted on: Fevereiro 20, 2009

Infelizmente todos os anos, aproximadamente 200 pessoas têm de receber tratamento hospitalar, devido a acidentes com produtos de carnaval, sendo as chamadas “bombas de carnaval” a principal causa de lesões.

queimadura

Principalmente as crianças e os jovens do sexo masculino, entre os 10 e os 16 anos, são os que sofrem mais acidentes como feridas, fracturas e queimaduras dos dedos, mãos e braços e mesmo lesões oculares, provocadas por faúlhas ou pólvora que são projectadas aquando da explosão.

367814

No caso da criança/jovem guardar as bombas nos bolsos, estas podem explodir e causar lesões nas pernas. O fumo provocado pelas bombas de carnaval pode ainda causar irritação ocular.

Como medida de prevenção são necessárias cada vez mais, campanhas e acções de sensibilização junto dos filhos e, dos alunos das escolas do 1º, 2º e 3º ciclo. Com o propósito de chamar à atenção dos jovens, apelando à sua sensibilidade, bom senso, razoabilidade e perigosidade das bombas de carnaval, procedeu-se a acções de (in)formação junto dos alunos, pais e educadores de uma escola EB 2,3 no Norte do país.

Procedeu-se à discussão em sala de aula e à distribuição explicativa do conteúdo dos panfletos distribuidos, na esperança de contribuir para a prevenção e diminuição de acidentes.

A recepção por parte da comunidade escolar foi muito positiva, dando como feedback a compreensão do que são as “bombas de carnaval”,  em que locais podem ser utilizadas e por quem e, o tipo de acidentes relacionados com o uso indevido dos diversos tipos de produtos pirotécnicos.

20868

O Decreto-Lei nº 376/84 de 30 de Novembro com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 474/88 de 22 de Dezembro, enquadra uma larga gama de explosivos, de entre os quais as “bombas de carnaval”, que são apenas um tipo das designadas “bombas de arremesso”.

Os Agentes Económicos que vendem as “bombas de arremeço”, que se chamam “brinquedos pirotécnicos” (por exemplo os estalinhos) devem possuir a Carta de Estanqueiro (uma autorização especial). Daí que as “bombas de carnaval” só podem ser vendidas a quem possua autorização para aquisição e lançamento, previamente obtida no Comando concelhio da respectiva autoridade policial, devendo esse documento ser apresentado no momento da compra, aos fornecedores.

A autorização para aquisição e lançamento de “bombas de arremesso” tem uma validade sempre inferior a um ano inclusivamente e, ao mesmo tempo são requeridas as seguintes condições:

  • O requerente tem de ser maior de idade (>18 anos)
  • O local projectado para o lançamento não pode implicar riscos e/ou prejuízo a terceiros
  • As quantidades devem ser devidamente justificadas.

Cabe às autoridades policiais a fiscalização dos aspectos atrás referidos.

Muito importante relevar às crianças/jovens a não utilização de produtos pirotécnicos, avisarem os responsáveis da escola, ou um adulto, ou uma autoridade policial,  sempre que encontrarem algum e, manterem a distância quando alguém estiver a fazer uso deste tipo de produtos.

(imagens da net)

Anúncios

2 Respostas to "Bombas de Carnaval"

Parabens pelo blog!
Estou enviando esse site pois acredito ser muito pertinente com o assunto
trioeletrico.net.br

deveriao fescalizar esta espingardaria no conselho de ferreira do zezere , com o codico postal 2240.situada na povoaçao de areias, pois se encontra com um forro em madeira antiga, quando a lei ezije uma casa forte para este tipo de vendas , os fiscais que vao la devia tar mais atentos e ter a lei para toudos, nao era so pa alguns, esta a mao dos assaltantes entrarem nesta espingardaria e levar as espingardas que la se encontrao, cade entao a fescalizaçao que temos em portugal as armas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Fevereiro 2009
S T Q Q S S D
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  
Pudera eu ter o dom de um poeta ou músico... para ser capaz de colocar em verso ou melodia o sentimento e o valor de uma amizade!

Flickr Photos

Páginas

Os mais clicados

  • Nenhum

%d bloggers like this: