Detalhes e Pormenores

Enfermagem

Posted on: Fevereiro 8, 2009

A visão holística dos enfermeiros faz acreditar que o ser humano é composto de mente, corpo e alma, num todo inseparável, indivisível e único, no qual o todo é maior do que a soma das partes, em constante interacção com o Outro e o ambiente. Num espaço/tempo determinado pela própria vida, a de cada ser humano, a saúde e o bem-estar dependem da relação harmoniosa entre as três componentes do ser humano. Este modo de ser, de estar, de saber, de agir, de viver na e para a Enfermagem, torna-se uma grande jornada a construir no dia a dia, pela presença afectiva e efectiva, pela aceitação incondicional do Outro, pela atenção e compaixão.

A visão holística do enfermeiro pode e deve facilitar o crescimento de ambos, o prestador de cuidados e o alvo destes, principalmente ajudando o receptor de cuidados a encontrar o sentido das suas experiências de vida, do seu propósito e da sua razão de ser. O uso dos padrões fundamentais de conhecimento em enfermagem: científico, ético, pessoal e estético (Carper, 1978) e sociopolítico (White, 2006) permitem assegurar a continuidade e o desenvolvimento em direcção ao futuro que embora se apresente como desconhecido, requer acautelamento nas decisões que hoje vão determinar o amanhã.

Que sejamos capazes!45

 

(imagem da net)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Fevereiro 2009
S T Q Q S S D
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  
Pudera eu ter o dom de um poeta ou músico... para ser capaz de colocar em verso ou melodia o sentimento e o valor de uma amizade!

Flickr Photos

Páginas

Os mais clicados

  • Nenhum

%d bloggers like this: