Detalhes e Pormenores

Vacina da Influenza H1N1 – Gripe Pandémica 2009 – Parte I

Posted on: Outubro 13, 2009

m%C3%A9dico

Fontes aqui e aqui

No dia 15 de Setembro, foi aprovado pelo FDA, 4 vacinas influenza monovalente para a prevenção da infecção pelo vírus Influenza A H1N1. A European Medicine Agency aprovou em 29 de Setembro 2 vacinas, Focetia e Pandemrix e em 3 de Outubro aprovou a vacina Celvapan.

Portugal adquiriu a vacina comercializada pelo Laboratório GlaxoSmithKline Biologicals s.a., Pandemrix. Esta vacina possui um virão fragmentado, inactivado, com adjuvante, sem capacidade de provocar a doença.

Pandemrix é administrado por via IM (no músculo deltóide ou na parte lateral da coxa) em duas doses, separadas entre 3 a 4 semanas.

Nos ensaios clínicos realizados com uma vacina semelhante, a maioria dos efeitos indesejáveis foi de natureza ligeira e de curta duração.

Os efeitos indesejáveis são geralmente semelhantes aos notificados com a vacina da gripe sazonal.

Em linguagem simplificada:

Muito Frequentes – Afectam mais de 1 utilizador em 10 – 45%

  • Cefaleias
  • Fadiga
  • Dor, vermelhidão, inchaço ou nódulo no local da injecção
  • Febre
  • Músculos doridos, dor nas articulações

Frequentes – Afectam de 1 a 10 utilizadores em 100

  • Sensação de calor, prurido ou nódoas negras no local da injecção
  • Aumento da sudorese, arrepios, sintomas “tipo gripe”
  • Gânglios aumentados na região do pescoço, axilas ou virilhas

Pouco Frequentes – Afectam de 1 a 10 utilizadores em 1000

  • Formigueiro ou dormência das mãos ou dos pés
  • Sonolência
  • Tonturas
  • Diarreia, vómitos, dores de estômago, sensação de indisposição
  • Comichão, erupção cutânea
  • Sensação de mal estar geral
  • Insónias
  • Reacções cutâneas generalizadas, inclusivamente urticária

Os efeitos secundários desaparecem geralmente entre 1 a 2 dias sem tratamento.

Raros – afectam de 1 a 10 utilizadores em 10000

  • Reacções alérgicas que levam a uma diminuição perigosa da pressão sanguínea que, se não for tratada, pode originar choque. Os profissionais de saúde estão conscientes desta possibilidade, existindo tratamento de emergência disponível para utilizar nestes casos.
  • Equivalentes convulsivos e Convulsões
  • Sensação intensa de “facadas” ou de dor pulsátil ao longo de um ou mais nervos.
  • Contagem de plaquetas sanguíneas baixa, que pode resultar em hemorragia ou nódoas negras.

Muito Raros – Afectam menos de 1 utilizador em 10000

  • Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos que, podem causar erupções cutâneas, dor nas articulações e problemas nos rins)
  • Problemas neurológicos, tais como encefalomielite (inflamação do SNC), nevrite (inflamação dos nervos) e o Síndrome de Guillain-Barré.

Contra-Indicações e Precauções

As contra-indicações e precauções à vacina contra a gripe A são:

  • Antecedentes de uma reacção grave a uma dose de uma vacina anterior.
  • Antecedentes de reacção anafilática a qualquer dos componentes da vacina, nomeadamente aos excipientes ou às proteínas do ovo.
  • Antecedentes de Síndrome de Guillain-Barré nas 6 semanas seguintes a uma dose anterior da vacina são considerados contra-indicação relativa. A decisão de vacinar deverá ser ponderada caso a caso.
103 Respostas to "Vacina da Influenza H1N1 – Gripe Pandémica 2009 – Parte I"

Quanto tempo dura esta vacina da gripe do porco???

no caso de reaçao alergica grave ao usar avacina h1n1,o que deve ser feito?

A vacina para o vírus Influenza H1 N1, comum Gripe A, foi desenvolvida especificamente para esta estirpe do vírus, pelo que a imunidade a este vírus se torna definitiva.

Entendendo que questiona sobre uma situação de choque anafilático e, em linhas muito gerais:
1º Obter ajuda dos profissionias de saúde o mais rapidamente possível, que dependendo do local onde a pessoa se encontra, na prática se traduz em ligar ao 112 ou recorrer ao serviço de urgência mais perto.
2º Existem guidelines/linhas de orientação e protocolos específicos de actuação clínica para o choque anafilático, que dada a exiguidade de espaço não me é possivel apresentar aqui

Ao dispor para aprofundar o assunto, fica contudo a promessa de um post sobre

As contra indicações aqui citadas não falam dos doentes crônicos
que ja tem imunidade e plaquetas baixas.

Porque não estabelecem uma quantidade minima de plaquestas e globulos brancos? Para que o doente e o médico tenham maior segurança na hora de optar pela vacina ou não.

o que não posso comer depois de tomar a vacina contra h1n1

Quem está alcolizado, pode receber a dose da vacina?

Quem tem alergia a iodo, pode tomar a vacina?

Gostaria de saber, se criança asmática, poderá tomar a vacinaH1N1

Quero saber a reações da vacina h1n1?

quem tem alergia a amoxilina,dipirona e algumas comidas pode tomar a vacina h1n1!

Pessoas que tiveram aquela doença relacionada com a película do ovo (Salmonela ou Urticária) podem tomar a avcina contra a gripe H1N1?

Quem tem alergia a iodo , pode tomar a vacina ?

crianças com tosse a mais de uma semana deve tomar a vacina?

uma pessoa epilética que toma diariamente oxcarbazepina e topiramato pode tomar a vacina?

O QUE POSSO COMER E BEBER DEPOIS DE TOMAR A VACINA. A POSSO BEBER ALGUMA BEBIDA ALCOOLICA. OBRIGADO.

Quem é alérgica a AAS, Dipirona e camarão podem tomar a vacina?
A criança alérgica a pinicilina e derivados poderão tomá-la sem riscos?
Ouvi falar que quem é alérgico ao mercúrio não pode tomar…Não pode ou não deve? E como saber se somos alérgicos a ele, existe algum teste? e o percentual de mercúrio que existe na dose, caso a pessoa tenha alergia, pode desencadear choque anafilático?

Por favor, me esclareçam à respeito?
Desde já agradeço e aguardo.

o gente a minha mae toma agora ela esta de cama….nao vai trabalha faz 3 dias…nao come nada febre >38º vomita 2x a cada 1 hra indisposição e mta mais mta dor de cabeça…

Ana Libia,a minha mae é alergica a camarao,porco e mais um monte de coisas…..ela e muito sensivel….e agora esta de cama como eu comentei no post anterior

Cathia a vacina dura um ano…e pra quem começou o tratamento,ou seja,tomou esse ano,deve tomar o ano que vem,pois como disse,é um tratamento.Vanessa,como toda e propria vacina é feita com uma pequena amostra do virus é contra indicado que uma pessoa com gripe ou resfriado tome a vacina,pq a tendencia é piorar.

MEU FILHO TEVE FEBRE ALTA NO SÁBADO(27) CHEGOU Á 39.2, ELE SÓ TEM 1 ANO E MEIO ,HOJE ELE ESTÁ MELHOR, MAS MESMO ASSIM ELE PODE TOMAR A VACINA?
E SE ELE TOMAR ELE PODE TER FEBRE ALTA NOVAMENTE?

Gostaria de saber se tem alguma contra indicação para quem tem alergia a iodo. E a vacina para a febre amarela eu tive reação. Obrigado

a DOIS MESES A TRAZ, FIZ HEMOGRAMA, E ESTAVA COM ANMIA E PLAQUETAS EM 130,000. mE FACINEI, rECEBO NOBO RESULTADO COM PLAQUETAS EM 100.000 W PRESENÇA DE de Macroplaquetas
SERÁ QUE FOI REAÇÃO DA VACINA

A DOIS MESES ATRAZ, FIZ UM HEMOGRAMA, E ESTAVA COM NEMIA E PLAQUETAS EM 120.00. hOJE RECEBI UM NOVO HEMOGRAMA, E A PLAQUETA DIMINUIU PRA 106.000 E PRESENÇA DE MACROPLAQUETAS

Minha filha de 5anos tomou a vacina contra influenza pandemica e depois de 48 horas ela iniciou com coriza,espirros e febre de 38graus e o braço q tomou a injeção com uma vermelhidão e quente na região,desde aquele momento até a madrugada esteve com febre a cada 8 horas.Seria a reação da vacina e a febre pode ficar uns dois dias ou mais e ela se queixa de dor na nuca?Obrigada!

sou alergica a penicilina, posso tomar a vaçina contra gripe pois contem neomicina?

posso almoçar antes de tomar a vacina?

Sim!!

Aconselho a consultar o seu médico assistente, pois é a pessoa que melhor conhece a sua saúde.

Sim. É frequente e normal o aparecimento dos sintomas que refere, que normalmente desaparecem cinco dias após a toma da vacina.

Um pico febril não é razão para não tomar a vacina, contudo a febre pode aumentar como sintoma pós vacinação.

Em princípio pode ser vacinado, mas o melhor é consultar o seu médico assistente.

Pode alimentar-se normalmente.

Aconselho a conversar com o seu médico assistente.

A medicação que refere tomar não apresenta contraindicação para a vacinação.

Sim, pode ser vacinado.

Deve consultar o seu médico assistente antes de ser vacinado.

Estão descritas no post.

Deve consultar o seu médico assistente antes de ser vacinada.

Sim, porque crianças com asma fazem parte dos grupos de risco.

Não existe relação directa entre o alcool e a vacina, contudo o desejavel é não estar alcoolizado.

Deve manter a vigilância do seu estado de saúde junto dos profissionais de saúde.

Sou alérgica a AAS e crustáceos. Teria algum risco fazer uso da vacina?

Tomei a vacina h1n1 e depois parei p vê um jogo e tomei uma cerveja, só 1. Cortou o efeito? tenho q tomar d novo? Amigo aguardo resposta pq tenho asma.

após tamar a vacina h1n1 tomei um pouco de vinho. Perdeu o efeito? tenho que tomar novamente? se sim, depois de qto tempo?

se eu tomar a vacina eu posso beber com quantas horas?

Bem, eu sou portadora de doença crônica, e queria saber de uma coisa. Sempre que eu como ovo frito, passo mal, mas quando como bolo (que contém ovo) não passo mal, queria saber se a vacina vai me causar alguma coisa por conta da proteína do ovo que tem em sua composição! Estou preocupadíssima, e ainda não tomei a vacina por causa disso!! O que eu faço?

Obrigada!

Oi tdo bem,eu tenho alergia a ovo,o que eu devo fazer pra tomar a vacina.
Desde ja agradeço.

Gostaria de saber se essa vacina contem algum diagnostico com dipirona ,anador….
Pois sou alergica a substancia de dipirona.
Obrigado.

Boa noite, Estou saindo de um quadro de DENGUE e sou Hipertensa, posso tomar a vacina?

oie gostaria de saber se estiver gripada?se posso toma ela…pois la no japão tinha uma mesma vacina h1n1 e eles nw dava se a pessoa estivesse gripada!!!

Tomei a vacina e a noite esqueci que tinha tomado e tomei algumas cervejas gostaria de saber se perde o efeito da vacina ?

Pela entrevista que vi do Ministro da Saúde, a única contra-indicação é quem tem alergia a OVO. Porque na fabricação da vacina leva o composto. Isso responde a metade das perguntas feitas acima. Mas claro, confirme antes com seu médico.

gestantes alergicas a ovo devem tomar a vacina?

Por que bebes com menos de seis meses nao devem tomar a vacina h1n1?

tomei a vacina, estou a 4 dias com dores de cabeça, diarreia, vomito, inchaço na região da vacina, fraqueza, mal estar, tontura. isso e desagradavél, pois devereia fazer bem, e isso prejudica muito quem tem que ir a escola, trabalhar e estar em dia com atividades diárias.

Minha filha tem 6 anos, ela tem alergia a gema e a clara do ovo.
Fiz o teste alérgico e acusou:
A CLARA COM 8 m m
A GEMA COM 15 m m
Ela pode tomar a vacina contra a gripe H1N1?
Aguardo a resposta, obrigado!

O uso de bebida alcóólica interfere o efeito da vacina?

Quero saber por favor se depois de tomar a vacina posso tomar bebida alcoolica, obrigada

Quero saber por favor se depois de tomar a vacina posso tomar bebida alcoolica, obrigada

pode beber … ta liberado!!! huhuh

pode beber ? cerveja ?

Estou vacinado de h1n1, depois de quantas horas posso tomar cerveja?

posso beber quando após tomar a vacina?!

grato :D

Pode ingerir bebida alcoolica depois de tomar vacina? Quantas horas depois?

Posso Ingerir bebida alcoolica depois de tomar a vacina? Quantas horas depois?

tomei a vacina sabado de manhã. posso ingerir bebida alcoolica a noite?

Tomei a vacina quinta-feira. Na quinta a noite ingerir bebida alcoolica. Gostaria de saber se corta o efeito ou se tem algum problema e que tipo de problema?

Tomei a vacina H1N1 quarta-feira. na mesma noite ingerir bebida alcoolica. gostaria de saber se corta o efeito ou se tem algum problema e que tipo de problema?

A ingestão moderada de alcóol não interfere com a vacinação.

A ingestão moderada de bebidas alcoolicas não interfere com a vacinação.

Não existe relação causa/efeito.

Não…

Algumas pessoas são mais sensíveis, que me parece ser o seu caso!!

Não.

Queria saber se as pessoas que tem alergia a ovo dipirona e outros componetes vão ter que ficar sem tomar a vacina..ainda mais se essa pessoa tiver problema de cansaço respitarori??
Como fica a sintuação … e se tomar o que pode ocorrer passo mal de imediato e morro??
Espero resposta eBOM DIA!!

Ao tomar a vacinapode ingerir bebidas alcólicas,o que não se pode comer ?Há alguma restrição?

Não existe nehuma restrição alimentar.

a ingestão em excesso de alcool interfere na vacina? depois de quanto tempo pode-se beber?

Tomei a vacína h1n1 e duas horas depois tomei uma pequena dóze de vinho. A vacina perdeu o efeito? Eu tenho que tomar outra? Com quantos dias depois se for o caso? Grato desde já!!!

olá, sou estudante (acabei de passa pra medicina no DF) estava duvidando muito de um acontecimento que ocorreu
hoje na cidade em que meus pais moram (PEDREIRAS-MA).
Uma mulher de 24 anos de idade estava em perfeito estado de saúde(APARENTEMENTE), entretando após tomar a vacina H1N1
passou a se sentir mal, fora transferida para um hopital de maior porte chegando à UTI, os médicos que a atenderam suspeitaram de dengue hemorragica, mas isso nã se confirmou. Ela veio a falecer e em seu parecer os médicos deram como insuficiencia renal e infecção generalizada, e os seus familiares como não teem tanto conhecimento começaram a falar que a causa foi a vacina, eu sempre dizendo que isso era impossivel acontecer, mas como não sou medico nem tenho um conhecimento aprofundado sobre o assunto vim pesquisar.
Procurar informação na internet se tinha alguma relação com a vacina e acabo de VIR aqui no site de vocês que, podem sim , apresentar sintomas com problemas nos rins e baixa numero de plaquetas(ESSE FORA UM DOS MOTIVOS DE SE SUPEITAR DE DENGUE ) e fiquei meio com a ” pulga atrás da orelha” será possível que isso tenha ocorrido devido a vacina?

PESSOAL OBRIGADO, ESPERO QUE ME RESPONDAM DANDO-ME A OPINIÃO DE VOCÊS. DESDE JÁ AGRADEÇO
PS.: DESCULPEM PELOS ERROS DE PORTUGUES É PQ FIZ MUITO RAPIDO.

eu tomei a vacina H1N1 ontem ,eu posso tomar cerveja hj ??? obrigada

pode cortar a febre tem de tomar a vacina denovo pois cortei a febre

Mulheres de resguardo e amamentando podem ser vacinadas sem maiores complicações para elas e para o bebê?

olá! sou alérgica a AAS e a crustaáceos! existe algum risco em tomar a vacina?
obrigada

depois que eu tomar a vacina com quantos dias eu poso engerir bebida alcoolica?

Com quantos dias apos eu tomar a vacina h1n1 eu posso engerir bebida alcoolica?

Boa tarde!

Estou com herpes labial e gostaria de saber se posso tomar a vacina h1n1 antes de a cicatrização total acontecer.

Obrigada!

oii sou alergica pinicilina, gostaria de saber se posso fazer a vacina h1n1…
obrigadooo

olá gostaria de saber ingerir bebida alcoolica logo após o uso da vacina corta o efeito.

Olá, gostaria de saber se faz mal tomar a vacina H1N1,e depois de 1 semana tomar anabolizantes?
ou se faz mal tomar o anabolizante antes, 1 semana antes da vacina?
Obrigado!

Olá,

Em todos os artigos que li sobre as contra indicações da vacina contra H1N1, vi vários comentários sobre quem tem alergia a mercúrio, mas nenhuma resposta para o caso de quem tem alergia a iodo.
Meu marido é alérgio a iodo, já desmaiou dentro do hospital quando precisou ser atendido com um ferimento e utilizaram iodo.
Afinal, quem tem alergia a iodo pode ou não tomar a vacina?
Obrigada.

Oi, eu sou uma paciente neurológica portadora de miastenia gravis a 14 anos, minha dúvida é se devo ou não tomar a vacina.
Considerem que levo minha vida sem muitas restrições, normalmente fazendo uso de 2 comprimidos/dia de azatioprina 50mg.
Considerando tambem que minha doença seja auto-imuni, portanto quais os custos e beneficios com e sem a vacina. Desde já a gradeço!

Olá! Estou desesperada! Eu tomei a vacina h1n1 ás 9 da manhã e pelas 13 horas eu almocei e tomei uma lata de cerveja e me deitei, esqueci que havia tomado a vacina e agora estou preocupada, o alcóol cortou o efeito dela? será que vou ter que me vacinar novamente? o único sintoma que tive foi o braço dolorido e pesado por 3 dias. Existe algum problema em se vacinar de novo,algum sintoma desagradável e até perigoso? Por favor me ajudem.

Quem toma Deca de 25 pode tomar a vacina da h1n1 ou ñ?

Responde logo aeWW galera por favor Min ajuda! vlw
qualquer coisa pra mais enformações paulinhoporcoespinho@hotmail.com

O QUE POSSO COMER E BEBER DEPOIS DE TOMAR A VACINA. A POSSO BEBER ALGUMA BEBIDA ALCOOLICA. OBRIGADO.

Estou com herpes nas costas, posso tomar a vacina contra a gripe H1N1? Obrigada.

Tenho 40 anos. Tive tonturas horríveis no quarto dia da vacina. Parecia que eu estava em uma montanha russa que durou 5 horas. Nunca tinha tido labirintite.Fiquei assustado. Me arrependi de ter tomado a vacina mas acho que as pessoas devem vacinar. Mas que foi terrivel foi. Engraça que familiares e um clinico não accreditam em mim.

A sintomatologia depende da sensibilidade de cada organismo/pessoa.

tomei a vacina da gripe comun, gostaria de saber se após 24 horas posso ingerir bebida alcoolica? na minha opinião acho que a bebida não interferi, pq vacina não é medicamento, e sim um antidóto. ainda assim gostaria de uma resposta, para que possa me certificar corretamente, aguardo resposta!

posso emgerir bebida alcoolica apos ter tomado a vacina

Tomei a vavina H1N! e após 4 hora igeri bebida alcolica (Cerveja) isso perde o efeito da vacina???? Obrigada

qual a duração dessa vacina h1n1?

Deixar uma resposta

Outubro 2009
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Pudera eu ter o dom de um poeta ou músico... para ser capaz de colocar em verso ou melodia o sentimento e o valor de uma amizade!

Flickr Photos

Metallic

Mais fotos

Páginas

Os mais clicados

  • Nenhum

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

